domingo, 6 de julho de 2014

(RESENHA) - AMOR E SANGUE - FRANCINE ROSSINI

Olá, pessoas!!

Hoje eu vou falar sobre o livro Amor e Sangue, da escritora parceira do blog Francine Rossini e que foi lançado pela editora Baraúna.



Amor e Sangue
Francine Rossini

Editora: Baraúna

Páginas
: 371

ISBN
: 9788579238093

Publicação
: 2013

Compre
:
   


Sinopse
Benjamin, há mais de um século, decidiu transformar sua maldição em algo que pudesse ajudar a humanidade. Quando é convocado ao Brasil para ajudar a sua família a exterminar um vampiro muito poderoso que se tornou uma grande ameaça, mas não esperava encontrar um amor que será capaz de muda-lo para sempre.
A dor pela perda de seu pai não deixou que Cecília perdesse a esperança de ser feliz. Um sonho. Uma revelação. Benjamin e Cecília terão de enfrentar muitos desafios para conseguir viver esse amor.
No luxuoso cemitério da Consolação vários vampiros encontram abrigo. Um deles, o mais poderoso, Marcos, liderando o clã mais sanguinário do Brasil, tem a esperança de trazer a sua família para a vida noturna... Para sempre.


Comentários

O livro me lembrou muito a saga Crepúsculo, não sei dizer se foi intencional tanta similaridade, por isso, comparações chegam a ser inevitáveis. Mas, o livro tem suas peculiaridades, diferenças e momentos criativos.

Enredo


O livro começa relatando um acontecimento envolvendo alguns dos personagens principais: Benjamin, Júlio e Fabrícia. Lisboa, 1857, num jantar que contou com a presença da alta sociedade, enquanto os adultos estavam jogando conversa fora, os três jovens mencionados conversavam do lado de fora da casa, onde foram atacados.

Alguns bons anos se passaram e a história volta-se para a cidade de São Paulo, no ano de 2011. Cecília entra em cena, é uma jovem de 17 anos que está em seu último ano do Ensino Médio. Depois que o pai sumiu misteriosamente e foi declarado como morto, Cecília viu sua mãe, Cora, tendo de cuidar dela e das irmãs, Felipa e Grazi, sozinha.

O ano de 2011 é o típico ano que chega inofensivo e que com o passar do tempo revela-se agressivo e transforma a sua vida completamente. Cecília descobriu a verdade sobre a morte do pai; a verdade sobre seu ex-namorado Caio; arrumou um namorado novo; descobriu quem são as suas verdadeiras amigas; conheceu novas pessoas, ou melhor, seres, que jamais pensou conhecer e ainda descobriu que a família vem de uma linhagem de caçadores de vampiros.

 Enredo, narrativa e o livro

Uma coisa que gostei muito, foi que a Francine Rossini resgatou no livro algumas crenças quanto aos vampiros e algumas características que são vistas em filmes antigos, por exemplo: eles só saem a noite por causa do sol que os fulminariam; a dor e a sede insuportáveis de um recém-transformado; não podem entrar em uma igreja nem chegar perto de água benta e só podem entrar na casa das pessoas se forem convidados por estas.

O livro Amor e Sangue traz uma narrativa na terceira pessoa, contada por um narrador que não aparece; a história possui bastantes diálogos e embora seja um livro de 371 páginas, a leitura flui muito bem e não pesa nem cansa.

O livro possui uma diagramação muito linda, tem um desenho de uma rosa ao lado do número da página, o que eu achei muito fofo, a indicação de cada capítulo também recebeu um cuidado especial e ficou linda, porém, as folhas são brancas o que me desanimou um pouco. Prefiro as amareladas que não pesam na hora de ler, cansando menos os olhos.


Personagens

A história é repleta de personagens ativos, mas vou falar somente de dois, o par romântico Benjamin e Cecília. Benjamin, é um vampiro caçador de vampiros, daqueles que são do bem e só atacam os maus de sua espécie, os que alimentam-se de sangue humano. Por ter nascido no século passado, ele é extremamente romântico e respeitador. Apaixonou-se por Cecília à primeira vista, literalmente. Esta, que também apaixonou-se à primeira vista, é meiga, sonhadora, romântica e bem determinada quanto ao que quer.

Curiosidades

O livro transborda de amor. Tem diversos casais apaixonados por entre as páginas do livro e quando um certo casal decidiu casar-se, esse fato desencadeou pedidos e declarações aos montes. Isso me incomodou um bocado. Eles se amam demais. Sim. Demais. Ao ponto de falarem “eu te amo” toda vez que saem da presença um do outro, mas não para por aí, o casal esbanja declarações de amor o tempo todo. Tempo até demais.

O casal principal, Benjamin e Cecília, em menos de um ano, criaram uma relação tão inabalável, forte e romântica que eles são capazes de lutar contra o mundo por esse amor.

É amor demais da conta.


Pontos negativos

A revisão do livro deixou muito a desejar; encontrei alguns, muitos, erros gramaticais e de pontuação o que é uma pena. A autora confiou o seu bem precioso à editora, que deveria ter o cuidado de passar por uma revisão bem-feita e não apenas dar os créditos da revisão a alguém que nem chegou a fazer o trabalho direito.

Como a revisora que sou, esse tipo de coisa me deixa muito chateada e eu juro que gostaria de entender como funciona a revisão nas editoras.

Conclusão


Não espere um enredo totalmente inovador. Por ser muito parecido com Crepúsculo, o leitor consegue prever alguns acontecimentos. Mas, isso não quer dizer que a história não tenha fatos inéditos. Tem sim. E muitos.

A leitura é muito divertida e com alguns fatos totalmente inesperados que são capazes de deixar qualquer leitor com aquela cara de: — WHAT???? Que foi exatamente o que aconteceu comigo.

Eu recomendo a leitura.
  
Queria protegê-la, guardá-la dentro de si para que nunca sofresse como estava prestes a acontecer.
Página 95



;)

Um comentário:

  1. Me pareceu um livro legal , mas fico receosa em lê-lo por transbordar tanto amor ... acho que isso deixa o livro meio chato.
    Beijos e Abraços, Uma vida nos livros

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)