sábado, 26 de janeiro de 2013

SORTEIO - A CULPA É DAS ESTRELAS

Olá galera!

Com o objetivo de divulgar o meu blog, estou dando inicio a um SORTEIO do seguinte livro:





Se você estiver a fim de ganhá-lo fique ligado aos requisitos, que são:
* Ser um participante desse blog; 
* Deixar um comentário no post do sorteio com seu nome e e-mail; 
* Me seguir no skoob (http://www.skoob.com.br/usuario/497313); e
* Morar no Brasil.

Simples assim!! E todos que se inscreverem em meu blog até o dia 25 de fevereiro, seguindo corretamente os requisitos, estarão concorrendo. O sorteio será feito pelo site http://www.random.org/ no dia 26 de fevereiro e postado aqui no blog, no mesmo dia.

Participe e boa sorte!


NÃO CONHECE O LIVRO??

Link com algumas resenhas sobre "A culpa é das estrelas":
* Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/247555

* Blog: http://frappuccinomochabranco.blogspot.com.br/2013/01/livro-do-dia-3-fault-in-our-stars-john.html;
http://www.minhaestante.com/2013/01/a-culpa-e-das-estrelas-de-john-green.html;

* Youtube:



;)

SORTEIO

Olá galera!

Estou passando para deixar uma super dica para os que gostam de participar de sorteios.



Serão sorteados cinco exemplares de Esteros; as Crônicas de Fedors. Três livros da 1° edição da Baraúna, e dois livros da edição especial do AUTOR, com prefácio, epílogo, e ilustrações inéditas.

Capas





E boa sorte!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

365 ESCRITORES

Indico fortemente o seguinte blog: http://365escritores.blogspot.com.br/

Onde a cada dia é falado sobre um escritor diferente - vida e obra.
Minha lista de livros que pretendo ler aumenta toda vez que passo por lá.

Os meus posts favoritos são:
* Por que ler Jane Austen - minha escritora favorita.
http://365escritores.blogspot.com.br/2013/01/por-que-ler-jane-austen.html

E por falar em Jane Austen, espero em breve postar uma resenha sobre o livro Orgulho e Preconceito - a melhor obra criada por ela.


* SHERlocked de Conan Dayle - o criador do personagem Sherlock Holmes.
http://365escritores.blogspot.com.br/2013/01/o-sherlocked-de-conan-doyle.html

Estou acompanhando a séria Sherlock Holmes da BBC e é simplesmnete fantástica.


*Minha história com chamado de Assis - emu escritor favorito desde a adolescência.
http://365escritores.blogspot.com.br/2013/01/minha-historia-com-machado-de-assis.html



Vale MUITO a pena conferi.


;)

RESENHA - UM DIA

CONTÊM SPOILERS

(SINOPSE)


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


(MINHA OPINIÃO)

Eu li o livro depois que assisti ao filme, o que não foi uma boa ideia, já que eu gosto de saber de todos os detalhes contados no livro para saber o que – a meu ver – deveria ter sido mantido no filme. Gosto mesmo de dar uma de crítica.

É uma história romântica, porém diferente e não é previsível como outros livros que já li, onde no início descubro como vai terminar. Possui um final bem surpreendente e trágico. Sim, eu disse trágico. E é o tipo de final de livros (romances) que mais gosto; sou apaixonada por tragédias tais como: Romeu e Julieta, O morro dos ventos uivantes – que são os meus favoritos.

A história é basicamente sobre uma amizade entre Dexter e Emma que começou na noite de formaturas da faculdade e que durou por 20 anos entre encontros e desencontros – isso antes de se envolverem amorosamente. Vivem vidas completamente diferentes. Emma começa a vida (depois de formada) em uma lanchonete como gerente, passando pela profissão de professora e termina como escritora de contos infantis (se eu não me engano; li faz um tempinho) e mantém um relacionamento estável com Ian por um tempo considerado.

Dexter começa a fase adulta como um apresentador de tv um tanto quanto promissor, passando por uma fase de não tão promissor assim até chegar ao fracasso. Entrega-se aos prazeres de festas badaladas regadas com drogas e bebidas, mais tarde se casa (não me recordo o nome da esposa), tem uma filha e se separa.

E embora ambos mantivessem um sentimento forte um pelo o outro, só depois de 20 anos é que decidiram se renderem um ao outro.

Eu gostei muito do enredo, embora tenha achado o livro um pouco chato, notei a existência de diálogos desnecessários e entediantes. Em uns momentos me permiti pular um pouco a história para mais à frente perceber que ainda estavam tratando do mesmo assunto, coisas que poderiam ter sido ocultadas sem prejudicar a história.

Achei o filme bem objetivo e, a meu ver, as partes ocultadas por ele não alterou o contexto. O normal é que eu goste sempre do livro ao invés do filme, mas devo confessar que nesse caso foi ao contrário e não sei se foi o fato de ter assistido ao filme antes de ler o livro. Por isso é que decidi – a partir de então - SEMPRE ler antes de assistir.

Mesmo assim, recomendo o livro fortemente, que seja lido antes do filme e dou 4 estrelas para ele.


 

SOBRE O AUTOR – DAVID NICHOLLS 


Nasceu em 1966, em hampshire, Inglaterrsa. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa na American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor na rede de livrarias Waterstone's, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou á edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou romances Starter For Ten Understudy.

Informações sobre o autor extraídas do livro Um Dia. Intrínseca, edição 2012.

domingo, 20 de janeiro de 2013

RESENHA - EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO


CONTÊM SPOILERS


(Sinopse)
Quando recebe uma carta desafiando-o a pensar em um número de um a mil e orientando-o a abrir um envelope que contém o número que ele escolheu, Mark Mellery fica apavorado. Como alguém poderia saber em que número ele pensaria? Quem seria o remetente misterioso que o conhecia tão profundamente?

Intrigado com o enigma e preocupado com o tom de ameaça da correspondência que passa a receber nas semanas seguintes, Mark decide recorrer a um amigo que não vê há anos, o famoso detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York David Gurney.

Depois de uma carreira de sucesso, em que desvendou importantes casos de assassinatos em série, David se aposentou e acaba de se mudar com a esposa para o interior do estado, na tentativa de salvar seu casamento e construir uma vida nova. Mas, com a curiosidade atiçada pelo mistério apresentado pelo amigo, o detetive se vê novamente às voltas com seu maior vício: a investigação.

Quando a situação foge ao controle, dando origem a uma onda de assassinatos brutais, David é contratado como consultor da promotoria. Com sua lógica perfeita e sua clareza cristalina, ele descarta uma hipótese após outra – hipnose, percepção extrassensorial – e faz deduções que deixam a polícia local espantada.

Mesmo assim, o detetive parece longe de vencer seu opositor, um criminoso sofisticado e doentio, que se comunica por meio de poemas e que, até onde se sabe, é capaz de ler a mente de suas vítimas.

Enquanto busca decifrar o enigma o estabelecer um padrão que possa ajudá-lo a deter o assassino, David tem que enfrentar seus próprios fantasmas, se reconciliar com o passado e se preparar para ficar cara a cara com seu adversário.

Ufa! Sinopse grande.


(MINHA OPINIÃO)


Eu amei esse livro! Adorei o enredo! Me cativou, me deteve e me deixou cheia de curiosidades sobre o fim da história.

Mark é um guru da autoajuda e fica apavorado quando recebe uma carta – de um remetente que diz conhecê-lo muito bem - pedindo para pensar em um número de um a mil, ele pensa no número 658 e fica apavorado ao abrir outro envelope - que veio junto com a carta principal - e vê que o remetente acertou o número que ele havia escolhido.

A partir dessa primeira carta, uma série de outras começaram a chegar, com mensagens curtas e um tanto ameaçadoras. No decorrer da história, Mark recebe um telefonema do responsável pelas cartas onde, mais uma vez, é solicitado que ele escolha outro número, que mais uma vez é descoberto pelo ameaçador.

A essa altura Mark – apavoradíssimo – procura um amigo que foi detetive por muitos anos em busca de ajuda para solucionar esse enigma. David Gurney. Na verdade, o episódio do telefonema Mark já tinha contatado seu amigo detetive que tentava ajudar. O aposentado detetive se envolve nessa história, descobre que há outras pessoas sendo ameaçadas pela mesma pessoa e que uma onda de assassinatos começa a acontecer, todos ligados a esse primeiro caso.

O enredo do livro me fez lembrar um pouco da série CSI por envolver assassinatos e detetives em tentativas (algumas frustradas) de descobrir como tudo aconteceu, já que o assassino deixa pistas confusas e deixa claro que é uma pessoa bastante inteligente, dando um certo trabalho para a polícia.

E eu fiquei tão curiosa em saber qual era a lógica que estava envolvida com os números, que eu me decepcionei um pouco quando descobri o desfecho. Fiquei decepcionada comigo mesma, por não ter pensado nessa hipótese.

Eu gostei tanto do livro, que o devorei em poucos dias.

Esse foi o livro de estreia do autor John Verdon e espero que o lançado em seguida seja tão bom quanto.

Dou 4 estrelas e ele está recomendadíssimo.


SOBRE O AUTOR – JOHN VERDON



John Verdon ocupou diversos cargos executivos em empresas de publicidade de Manhattan, mas recentemente se mudou com sua esposa para o norte de Nova York. Think of a Number (Eu sei o que você está pensando), seu primeiro romance, foi um bestseller internacional, subindo para o topo da lista dos mais vendidos em vinte países. Sua segundo romance, Shut Your Eyes Tight (Feche bem os olhos), também apresenta o detetive Dave Gurney.



AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

Esse livro é - de longe - o meu favorito, todo ano eu sinto uma "necessidade" absurda de fazer uma releitura e esse ano vou começar cedo a minha aventura. Eu estava revendo esse vídeo onde a Tati Feltrin do blog TINY Little Things (http://frappuccinomochabranco.blogspot.com.br/) fez sofre os sete livros que compõem As Crônicas de Nárnia e bateu um desejo enoooooooorme de começar mais uma vez essa leitura.

Eu recomendo esse livro sem medo de ser feliz e vou deixar o vídeo aí para os curiosos apreciarem.


Estou participando do Desafio Literário 2013 que consiste em ler os 7 livros e resenha-los até o fim do ano.

:)

sábado, 19 de janeiro de 2013

RESENHA - CINQUENTA TONS DE CINZA

CONTÊM SPOILERS 

(SINOPSE)


Quando a estudante de literatura Anastasia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.


Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - e os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família - ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.


(MINHA OPINIÃO)

O livro é romanceado, e como uma amante de histórias românticas, eu gostei. 


Mas o livro também deixou a desejar. Embora seja um livro grande, achei que a história aconteceu rápido demais, poderia ter levado mais tempo com detalhes sobre a conquista entre Grey e Ana, como surgiu o interesse, mais encontros e etc - detalhes que todo amante de romance gosta de saber.


Grey no início do livro demonstra ser um homem reversado, imparcial, dominador, que gosta de ter TUDO sobre controle, inclusive as mulheres. E com todas as que já passaram por sua vida (Ana é a 16º) ele exige um contrato assinado por ambos para que tudo o que aconteça no "Quarto Vermelho da Dor" (nome dado por Ana para o quarto "anormal") seja estritamente sigiloso e um outro com os limites, deveres e obrigações da submissa e do dominador (interessante).


Para um homem assim, tão dominador, ele quebrou regras demais com Ana tais como: não faz amor, só "fode"; não dorme na mesma cama que a mulher; não namora; não apresenta mulher alguma para sua família e muitas outras coisas que mais parte é intitulado por eles como: "mais uma primeira vez" (coisas que nunca fizeram antes).



Por se tratar de um livro de conteúdo adulto, achei a escrita um pouco infanto/juvenil, fácil demais. Poderia ter uma linguagem mais elaborada, rebuscada - embora isso possa


ser um "problema na tradução", pois eu não li o original. E também achei que há detalhes desnecessários, muitas descrições repetidas e se a escritora tivesse usado de menos detalhes como esses, poderia ter acrescentado informações mais convenientes ao contexto. Se você pular algumas (boas) linhas da história, mais a frente perceberá que não fez falta.




E que negócio é esse de "deusa interior"? Sinceramente, essa foi a parte mais chata para mim, irritante. Enche o saco mesmo ficar lendo os "desejos" e "opiniões" dessa "deusa". Até agora estou tentando entender que negócio é esse.


Dei duas estrelas para esse livro, porque ele não foi o que eu realmente esperava. Mas não dei uma apenas, porque seu lado romance me agradou.

Como sou daquelas que "começou, termina", pretendo ler os outros dois livros da trilogia.



RECOMENDO ESSES VÍDEOS-RESENHA SOBRE O LIVRO


Tati Feltrin do blog: http://frappuccinomochabranco.blogspot.com.br/ 

E eu concordo com a Tati que diz que depois de ler as primeiras vezes de sacanagem, as outras ficam ridículas. 





Ju Gervason do blog: http://www.obatomdeclarice.com/

A partir do minuto 11:20 ela começa a falar desse livro.


Concordo com ela sobre haver partes desnecessárias na história.





SOBRE A AUTORA - E. L. JAMES





Erika Leonard James, melhor conhecida pelo pseudônimo E.L. James é uma escritora britânica autora do bestseller erótico Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey).Em 2012 foi considerada pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo.










Créditos a skoob: http://www.skoob.com.br/autor/8479-e-l-james


RESENHA - OS PRIMEIROS DIAS


CONTÊM SPOILERS

(SINOPSE)

“Você pode estar se perguntando o que sou eu. Sou um parasita positivo. Tecnicamente, um peep, mas anda posso ouvir Kill Fee e Deathmatch, assistir ao pôr do sol ou botar molho de pimenta num ovo mexido sem gemer. Por alguma razão evolutiva, sou parcialmente imune, um dos sortudos ganhadores da loteria genética. Peeps como eu são mais raros que galinhas com dentes. Apenas uma em cada centena de vítimas torna-se mais forte e mais rápida, dotada de audição incrível e faro excelente, sem acabar enlouquecendo pelo anátema. Somos conhecidos como portadores, porque temos a doença sem desenvolver todos os sintomas. Temos, porém, um sintoma extra. A doença nos deixa excitados. O tempo todo.
Creio que nada disso me torna muito diferente da maioria de jovens de 19 anos. Exceto por um fato: se eu sigo meus instintos, minhas amantes azaradas transformam-se em monstros, como Sarah. E isso não é nada agradável de se assistir.”


 

(MINHA OPINIÃO)


Gostei desse livro porque ele trata do vampirismo de um jeito totalmente novo, não é nada comparado ao que tenho ouvido falar ou lido. O vampirismo é tratado como uma doença, um vírus que pode entrar no organismo da pessoa e viver lá por anos sem que a pessoa saiba que contraiu essa doença, pois em algumas pessoas ela nunca se manifestará – algo como ter AIDS e ser soro positivo. No livro a pessoa que tem esse vírus, mas não manifesta a doença é tratado de “parasita positivo” ou peep, que é o nome dado a essas pessoas.

A história gira em torno de Cal Thompson, portador dessa doença, recentemente contraída através do sexo. Ele então passa a fazer parte de uma antiga organização de caçadores de vampiros (aqueles que tiveram a “doença” desenvolvida) e ajuda a encontrar outros peep (pessoas que não sabem que possuem o “vírus” e que por desconhecerem o fato estão transmitindo a outros seres humanos).

Nessa busca por outros peeps, Cal começa também uma procura pela mulher que o transmitiu o vírus a fim de entender a sua “herança genética”. Nessa busca Cal descobriu muitas coisas por trás dessa organização, ficou conhecedor de novos meios de transmissão da doença e sobre criaturas que existem a muito mais tempo do que ele imaginava.
Um peep vive com uma excitação incontrolada e possuem alguns “poderes” como: visão noturna, olfato apurado, uma força sobre humana e uma boa velocidade. Uma coisa curiosa é que a doença pode ser transmitida até por um beijo, ou seja, um peep tem que viver em plena abstinência.

O livro tem um pouco de romance e o par romântico de Cal é a Lace, uma estudante de jornalismo bastante curiosa sobre a história de seu apartamento e que busca entender o porquê de seu aluguel ser tão mais barato em comparação com os demais do prédio.

Outra coisa que eu gostei muito é que entre um capítulo e outro, há capítulos contando fatos sobre diversos parasitas e como eles agem no organismo do animal em que se hospedam. E no final do livro o escritor dá uma confirmação na veracidade dessas informações. Eu gostei muito de conhecer um pouco mais sobre o mundo dos parasitas.

Dou 4 estrelas para esse livro, por que o final não foi como eu esperava e teve algumas partes do livro que eu fiquei confusa quanto as descrições. Mas mesmo assim, eu recomendo e leria de novo sem pestanejar.


 

SOBRE O AUTOR - SCOTT WESTERFELD




Scott Westerfeld (nascido em 5 de maio de 1963) é um autor norte-americanos de ficção científica. Ele nasceu no estado do Texas E.U. e agora divide seu tempo entre Sydney, na Austrália e Nova York, E.U.A.. Seu livro Evolution's Darling era um New York Times Notable Book (2000), e ganhou uma menção especial para o de 2000, Philip K. Dick Award.










Créditos skoob: http://www.skoob.com.br/autor/294-scott-westerfeld