sábado, 6 de julho de 2013

(RESENHA) ESCOLA DE UM DESTINO



E vamos a mais uma resenha e dessa vez é do livro Escola de Um Destino, fruto da parceria com o autor Sidney Santborg (leia mais).



Escola de um Destino
Sidney Santborg

Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 86
ISBN: 9788563194428
Publicação: 2011
Compre
     



SINOPSE

Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modificá-los? Será que as más influências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.



COMENTÁRIOS


“(...) Isso depois de fazer aquele lanche com macarrão instantâneo, prato muito popular entre os alunos alojados, por ser rápido e barato.”

Para quem não sabe, até o ano passado eu morava em um colégio interno; esse ano é que eu decidi viver “externa”, ou seja, tenho uma vida fora da escola: alugo uma casa onde moro com mais 3 amigas, trabalho durante o dia e vou à faculdade à noite. Mas foram 3 anos trancafiada em um internato e foi maravilhoso, passei momentos incríveis, fiz excelentes amigos que durarão para sempre. E esse primeiro quote me fez lembrar as minhas madrugadas de estudo, onde o “miojo” era o meu companheiro – sempre. Um sentimento de nostalgia pairou sobre mim.

Mas foi só. O restante do livro nada se compara com o internato que vive, já que ele retrata uma realidade nada igual ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) que tem um regime cristão e muuuuuitas  regras, das quais eu não sinto falta.

Mas vamos ao livro.

A narrativa está em terceira pessoa e tem como narrador o próprio autor, e por se tratar de um livro curtinho, a leitura é muito rápida e fácil. Não gosto muito de narrativas em terceira pessoa por achar que a história fica distante do leitor, não permitindo um certo envolvimento no decorrer da leitura; porém, eu tenho percebido que quando o livro é mais curto, não tendo a necessidade de prolongar o enredo, essa narrativa contribui para o livro se tornar objetivo.

O enredo é bastante real, embora fictício. Digo isso, porque trata da história de 4 amigos nordestinos que em busca de uma melhoria de vida, se mudam para o Rio de Janeiro a fim de estudar e conquistar um futuro digno. Mas o que eles não sabiam é que a escola onde eles iriam estudar fica bem em frente a uma favela e tiroteios, batidão da polícia, medo e violência faziam parte da rotina do local. Lá, a droga tinha seu lugar garantido entre a maioria dos estudantes que moravam no alojamento.

O livros traz 4 personagens principais: Marcos, João Paulo, Antônio e José Pedro. A construção dos mesmos foi muito bem sucedida, o autor conseguiu criar um perfil que no decorrer da história foi se desenvolvendo e tomando forma. Em todos os grupos de amigos sempre tem aquele mais "cabeça", centrado, conselheiro e estou falando de Antônio, o amigo mais "pé no chão" do grupo, que conseguiu arrastar consigo seus outros três amigos para o Rio de Janeiro. João Paulo e José Pedro são os amigos "Maria vai com as outras", fáceis de influenciar. Já Marcos é o extremista do grupo, leva tudo ao extremo; e arrisco a dizer que seu mal foi, na verdade, o amor de uma mulher.


A capa tem tudo a ver com a história e o livro tem 86 páginas de pura realidade, onde podem ser encontrados: traficantes infiltrados na escola; mortes de inocentes por policiais; gravidez indesejada; desistências do estudo; lesbianismo; estupro; brigas e outras coisas mais.

O autor, ao publicar o livro, tem como objetivo mostrar essa realidade que os jovens têm que enfrentar em muitas das escolas espalhadas no Brasil. São barreiras que impedem muitos jovens sonhadores de conquistarem seus objetivos; uns desistem, outros se entregam às drogas e a prostituição e outros ainda têm suas vidas interrompidas por causa da violência.

Nesse livro, você não vai encontrar fantasia ou magia; a leitura te apresenta à realidade de nosso país, algo que está diante de nossos olhos e que é preciso mudar urgentemente a fim de ajudar nossos jovens a concretizar seus sonhos, em busca de um futuro melhor.


Se vale a pena ler??

Sem dúvidas!! O livro vai te dar um chacoalhão, vai te fazer refletir sobre qual é a sua posição diante de tudo isso e sobre o que você tem feito para mudar esse quadro.

Eu recomendo a todos e dou cinco estrelas.






E o meu exemplar veio muita mais que autografado. Ele veio com um texto muito lindo que eu quero compartilhar com vocês:


"Os sonhos fazem parte de nossa vida. E isso é muito importante! Pois, é justamente o sonho que nos impulsiona à chegar onde almejamos.

O alcançar aquilo que queremos para nossa vida, para alguns pode até chegar rápido... Mas, isso é uma exceção. O natural é uma batalha muito grande, uma dedicação, uma preparação e acreditar realmente que se vai conquistar. Isso, porque são muitos os fatores que podem nos afastar daquilo que sonhamos.

Portanto, torna-se essencial que haja uma força de vontade, muitas vezes, optando por abrir mão de prazeres momentâneos e de determinadas coisas, para se chegar ao objetivo e a uma satisfação futura e duradoura.

Sonhe, acredite e conquiste!

Sidney Santborg"




Motivador, não????



;)

6 comentários:

  1. Q fofooooo. Parece ser um livro bem inspirador mesmo. Parabéns ao autor, pois, pela dedicatória, parece ter talento. Só um detalhe - vc escreveu "tornar-se essencial", não seria "torna-se essencial"?

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas parece ser super interessante. Acho legal quando aborda assuntos reais, porque a gente precisa sair um pouco da fantasia para entender mais da realidade. Gosto de quando os livros são narrados em terceira pessoa, porque vimos o ponto de vista de diferentes ângulos e não do ponto de vista de apenas um personagem. Enfim, se um dia tiver a oportunidade de ler esse livro, vou fazer isso porque fiquei bem interessada mesmo nessa história.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com sua resenha Adriane. Pois você conseguiu captar bem o meu objetivo com esse livro. Realmente quis mostrar o que tem acontecido nas escolas do Brasil a fora. Justamente alertando os jovens para a necessidade do comprometimento com aquilo que se quer, sem se deixar influenciar por pessoas que não tem perspectiva e foco, bem como, por situações que possam desviá-los do caminho.
    Falar de assuntos tão polêmicos sem parecer chato para os jovens é difícil, por isso, procurei abordar tais temas de forma objetiva e dentro de um universo que todos conhecem bem, que é a escola. Visando com isso, uma reflexão e consequentemente uma mudança de postura. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia sobre esse seu lado e bem, digamos que até te entendo essa sua parte familiar. Mas enfim, gostei bastante da resenha e mais ainda do que o autor lhe escreveu, é bem motivador! Os conflitos que aparentam ter na história, é bem minha realidade, creio que seria bom que esse livro fosse parar numa escola, quem sabe algo mudaria...
    Beijinhos, Marca Provisória. (http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Estudo fora da minha cidade natal junto com minha irmão e moramos somente nos duas. Este quote descreve nossa dispensa "macarrão instantâneo" é nossa especialidade. O autor conseguiu abordar muitos assuntos diferentes em poucas paginas. Muito legal a dedicatória do autor.

    ResponderExcluir
  6. 1º como eu sonho com o dia que receberei um livro assim, autografado e com um texto especial ^_^
    O Livro me chamou bastante atenção, como já disse antes tenho uma fascinação por dramas, coisas mais reais, apesar de ser muito apaixonado por fantasia também, mas creio que a realidade também é bastante cativante e pode te fazer viajar.
    O Livro esta muito de acordo com aquilo que estou pesquisando no momento, vou procurar adquiri-lo o mais breve possível, e o fato de ser curto pode me propiciar uma leitura rápida e bastante agradável e reflexiva, na qual amo.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)