terça-feira, 4 de junho de 2013

RESENHA - A CASA DA MÃE JOANA


Oiii pessoas, tudo bem com vocês???

Hoje eu trago a resenha do livro A Casa da Mãe Joana, de Reinado Pimenta.


 
SINOPSE
 

Por que uma pessoa é cheia de nove horas?
De onde veio o puxa-saco?
Por que os dias da semana têm a palavra feira?
Qual é a origem dos nomes dos naipes?
Onde Judas perdeu a bota?
Por que o doce brigadeiro ficou com esse nome?
Quando é que se volta à vaca fria?
Por que mandar alguém plantar batatas?
Como surgiu a palavra bingo?
Que quer dizer OMO?
Por que julho e agosto ficaram juntos com 31 dias?
De que cor é a cor de burro quando foge?

 

 
 
 
COMENTÁRIOS

SOBRANCELHA
O latim superciliu deus duas palavras em português: supercílio e sobrancella, os pelos que ficam sobre os cílios, que também podem ser designados por uma palavra em desuso: celhas.
Por isso é que o certo é sobrancelhas e não sombrancelhas, por mais espessas que sejam e protejam dos raios solares os olhos do peludo.”

 Fantástica leitura, neste livro é possível se divertir e aprender muita coisa ao mesmo tempo. É de um conteúdo riquíssimo, organizado em ordem alfabética e com uma pitada de humor. Vai, sem dúvidas, arrancar algumas boas risadas do leitor. Sim, o autor te enche de conteúdo e ainda consegue ser divertido.

Porém, por se tratar de um livro que fala sobre “origens das palavras, frases e marcas”, ele possui um vasto conteúdo, o que tem o lado bom e o ruim. O bom é conhecer as origens das palavras; por outro lado, é ruim por ser uma enxurrada de informação sobre o leitor. Impossível guardar tudo na memória.

É um daqueles livros que precisam ser lidos mais de uma vez, a fim de aprender um pouco mais a cada releitura. E para um bom fanático por conhecimento é uma leitura quase que obrigatória.

Eu admiro a coragem e disposição de Reinaldo Pimenta em pesquisar tantas informações e compor o livro, há seis páginas dedicadas à bibliografia e para quem já escreveu artigo científico, tcc etc, sabe que isso é muita coisa.

O livro está mais que recomendado, dou cinco estrelas, sim, e já estou planejando comprar o volume II.

 
 
Sesta -
Do latim sexta.
Sesta – o descanso após o almoço – se refere especificamente à sexta hora do dia. Para os povos latinos, o dia começava às seis horas. Assim, a sexta hora seria o meio-dia. Desde a época dos mouros, os iberos adotaram o costume do repouso das doze às treze horas, período de maior calor do dia e também de maior sono, provocado pela pança cheia do almoço.
E ainda dizem que brasileiro é indolente. No Brasil sem sesta é que habita uma legião de mouros: são os que se arrastam de volta ao trabalho, depois de uma feijoada, sob um verão de 40 graus.”

 
;)

11 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Que bacana,uma vez minha colega insistiu na sombrancelha e eu tentando corrigir,peguei o dicionário e provei que era sobrancelha rsrs,assim como até hoje as pessoas se enganam com iorgute sendo que é iogurte(até hoje meus pais erram) olha que minha mãe lê bastante.
    Tem super erros,acho que o livro é ótimo mas dependendo também,me esqueceria logo após haha pegaria somente o que realmente era raro rsrs.
    Bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler esse livro, estou especialmente curiosa com o termo "casa da mãe Joana" haha

    Beijos http://livrosofar.blogspot.com.br/ :D

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito legal. Com certeza é um livro que vou ler. (Acho q já tenho uns 100 livros na lista do "eu vou ler". kkk)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as curiosidades que colocou aqui, atiçaram mais minha curiosidade pelo livro. Eu não sabia sobre a sesta! Acho muito legal saber a origem das palavras.
    Beijinhos,
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve matar muito minha curiosidade sobre esses ditados, por isso não vejo a hora de lê-lo.
    Nossa, 6 páginas de referência? Isso é muita coisa, o autor esta realmente de parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. O livro trás curiosidades que a gente sempre se pergunte né? Eu por exemplo, gostaria de saber porque alguém manda "alguém" plantar batata. kkkkkkk
    Imagino o trabalho para encontrar e organizar as informações, deve ter dado um trabalho...

    bjus
    .

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia. Além de informativo é uma leitura divertida, :)
    Gostei!

    ResponderExcluir
  8. Um livro que exige tanta pesquisa do autor com certeza merece ser lido. Já tinha ouvido falar do livro mais não sabia que era tão rico. Fiquei curiosa para saber onde Judas perdeu a bota.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é do tipo que você no meio da leitura se pega dizendo frases como 'NEM IMAGINAVA' ou 'É VERDADE É ASSIM MESMO.' e o melhor de tudo é que eles nos trás um pouco mais de conhecimento, sobre coisas que nos cercam e nós deixamos que passem desapercebidas .

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia desse livro, a pesquisa deve ter sido imensa mesmo. Já vou procurá-lo para ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Sou estudante de letras, e como todo bom estudante de Letras, a sua paixão são as palavras.
    O Livro me chamou bastante atenção, leria com toda calma do mundo, seria um livro que eu demoraria para ler, para consumir cada informação.
    Gosto de saber que o livro possui essa dualidade entre o lado bom e ruim.
    Boa resenha.
    Parabéns!

    P.S. Fazer Bibliografia é um prazer para mim, enquanto para outros... enfim...

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)