quarta-feira, 15 de maio de 2013

ENTREVISTA COM A AUTORA SAMANTA HOLTZ

 

 
 
Olá pessoas, tudo bem??
 
Hoje eu trago a vocês a entrevista que fiz com a querida Samanta Holtz, parceira do blog. Vamos conferir??
 
Conheça mais sobre as obras da autora e sua biografia (aqui).
 
 
 
 
 
 
 
 
01.Vamos falar de O Pássaro. O que te levou a escrever esse livro? Algum objetivo em especial?
Normalmente, as histórias que crio são uma soma de pequenas ideias e inspirações que foram se somando ao longo do tempo em minha mente. Como se existisse um compartimento em que elas fossem se armazenando até se condensarem. (risos) Minha paixão pela Idade Média, nas aulas de História; As divagações sobre como seria a vida de uma garota rebelde naquela época; Amores proibidos; Ciganos. Tudo isso se uniu em um enredo irresistível, em minha mente. E, quando chega este momento, não tem como não me sentar e começar a escrever imediatamente. É quase uma necessidade! :) Então, se eu for resumir em uma palavra o que me moveu, o que me levou a escrever o livro, resumo em “amor”. Amor à escrita, amor aos meus personagens, aos leitores que eu teria, fossem eles apenas meus amigos e familiares ou todo o Brasil. Graças a Deus, foi o Brasil!
 
02. Como foi o processo de criação do livro?
Foi delicioso! Como eu estudava e trabalhava, restava pouco tempo para me dedicar a ele (normalmente, à noite ou nos fins de semana livres). Então, levei dois anos para concluí-lo, e mais algumas semanas para fazer as primeiras revisões.
 
03. Encontrou dificuldade em algum momento da produção?
No momento da escrita, o maior empecilho era a época em que se passava a história (século XIII) e a dificuldade de se encontrar informações específicas para as cenas que eu queria descrever – objetos, costumes, decoração, vestimentas. As informações que encontrei, na época, eram bastantes vagas, então eu me esquivava de alguns detalhes com medo de criar grandes “gafes”!! Em alguns, pedi a opinião de professores de História. É claro que algum deslize deve ter passado (alguns, até conscientemente, lançando mão da “licença poética” em nome do andamento da história). Mas nada “grotesco” ou que tirasse a realidade de quem queira mergulhar na época!!!
 
04. Quantos livros você já publicou?
Por enquanto, apenas “O Pássaro”. E, daqui a algumas semanas, também estará nas livrarias “Quero ser Beth Levitt”, pela editora Novo Século!
 
05. Qual é o gênero literário do seu livro? E porque esse??
“O Pássaro” é um romance de época. Acho que os tempos antigos têm a vantagem de apresentarem mais barreiras e dificuldades para que o amor aconteça, especialmente o amor impossível. Não tem a facilidade da Internet, da modernidade, da tecnologia. No meu caso, isso ajudou a tornar a história ainda melhor, mas eu não poderia ter escolhido um tempo mais atual porque usei o sistema do Feudalismo no contexto da história. Já “Quero ser Beth Levitt” é romance, o gênero que mais adoro!
 
06. Desde quando você escreve??
Desde muito nova. Comecei aos 7 anos, criando personagens e histórias em quadrinhos, já sonhando em, um dia, trabalhar com o Maurício de Souza! Então, à medida que fiquei mais velha, passei para as poesias, contos e reflexões, até que na adolescência, comecei a escrever romances.
 
07. Quais foram os motivos que te levaram a publicar livros mesmo em um país onde, infelizmente, a leitura quase nunca é prioridade?
Na verdade, nunca escrevi com o intuito único de publicar. Escrevia porque era o que eu mais amava fazer, e sempre tive em mente que, mesmo que eu jamais publicasse uma só página, jamais pararia! É minha paixão, meu dom. E, sempre que eu pensava no sonho de ser escritora, jamais pensei em fama, status, dinheiro, nem nada disso – até porque ser autora não é caminho fácil a nenhum desses aspectos. Mesmo que fosse, meu maior intuito, ao desejar tanto publicar meus livros, era saber que minhas palavras poderiam tocar corações de pessoas conhecidas e desconhecidas em todas as partes do país. Que eu inspiraria sonhos, faria pessoas sorrirem, chorarem, mudarem para melhor. É isso o que me move! E hoje, recebendo o feedback incrível dos leitores, ESSE sim é o meu sonho realizado!
 
08. No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração para continuar?
Não me lembro de ter sofrido esse bloqueio em “O Pássaro”, mas é algo que acontece, às vezes. A gente chega em um ponto e escreve, reescreve, simplesmente não parece estar como queremos, nunca! Aí, é a hora de parar, desligar-se um pouco, espairecer e tentar de novo com a cabeça fresca!
 
09. Tem planos de escrever outro livro? Já tem nome?
Sim, já estou trabalhando nele! Já passei da metade da história. Mas o título ainda é provisório.
 
10. Quais são os seus escritores favoritos? E o gênero literário favorito?
Sou bastante eclética, na verdade. O melhor estilo depende do momento. (risos) Adoro romances em geral! Gosto de Chick Lit quando quero descontrair, um bom suspense que me prenda a atenção, enfim, basta o livro ser bom!
 
11. Qual livro você está lendo no momento?
Acabei de concluir “Meu Conselheiro de Luz”, da Mila Wander (que, a propósito, é LINDO!) e estou lendo “Jogando Xadrez com os Anjos”, da Fabiane Ribeiro, que também escreve muito bem, como a Mila!!! E a história é deliciosa!
 
12. E para quem estiver interessado (a) em comprar seu livro, como comprar?
Está disponível nas livrarias físicas e online, e também ainda tenho alguns exemplares diretamente comigo. Listei os links das livrarias virtuais e o meu link do PagSeguro aqui:
  
13. Eu quero agradecer a você por aceitar o convite em fazer parceria com o blog. Muito obrigada.
Querida, eu que agradeço o carinho e o espaço reservado para mim aqui em seu blog! Muito sucesso e que Deus ilumine a sua vida.
 
 
A Samanta é muito querida, não é??
 
 
;)

19 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista! Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a autora! Ela é uma fofa!
    Ainda não li O Pássaro, mas li ótimas resenhas sobre ele. Adoro romances históricos, então assim que eu tiver uma oportunidade, irei comprá-lo =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!!

    Obrigada por postar a entrevista ^^
    Espero que seus leitores gostem de conhecer um pouco mais sobre minha história e meus livros :)

    Beijão!
    Samanta

    ResponderExcluir
  3. Oiee, gostei da entrevista e sempre gosto de esta lendo a respeito dela, sempre uma fofa....menos em alguns momentoque fica de palhaçada comigo #rumpf.
    Mesmo assim a amo muitao e desejo todo sucesso possível sempre do fundo do meu tum tum <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista querida! ^_^ Samanta Holtz é uma querida! =D

    Abraços,

    Michael Josh

    http://diariodomichaeljosh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas entrevistas!
    O Pássaro parece bem interessante, vou procurar saber mais!

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela entrevista...ainda não conhecia o livro dela, mas como eu aaamo romance de época, ele vai para a listinha

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, a Samanta é uma fofa!
    Escrever um livro histórico deve ser difícil mesmo, eu não sei se teria a paciência necessária.

    ResponderExcluir
  8. Oown gente, que fofa >.<
    É uma pena que eu não goste de romances de época, senão apreciaria muito a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal autores brasileiros estarem ganhando cada vez mais espaço na literatura!
    Gostei da entrevista mas não me interessei pela leitura... não curto muito romances de época. ;)

    ResponderExcluir
  10. Que linda, meiga e simpática essa moça! Os autores brasileiros estão vindo com tudo, acho até que alguns já podem ser comparados aos internacionais. Adorei a entrevista e minha vontade de ler 'O pássaro' aumentou mais quando ela citou alguns 'segredinhos' do livro. KKK Óh, ela escreve desde os 7 anos, como eu. Será que um dia escreverei como ela? KKK Gostei mesmo da entrevista!

    ResponderExcluir
  11. Amei a entrevista!!!
    Como ela começou a escrever cedo!!! Me surpreendi com isso!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da autora e me atraí pelo livro, pois gosto de uma boa história que se passa na Idade Média. Gostei também do fato da autora pesquisar bastante e se informar para escrever a história.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista, conhecer mais sobre ela e fiquei muito curiosa para conhecer seus livros! É uma pena os autores brasileiros ainda serem tão subestimados.

    Beijos http://livrosofar.blogspot.com.br/ :D

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista. A Sam é muito simpática, concordo em gênero, número e grau, quanto aos amores impossíveis ocorrerem em romances de época, é por isso que eu sou fascinada por livros históricos!!

    ResponderExcluir
  15. A Samanta é muito querida mesmo! A entrevista ficou demais! Deve ser bem difícil escrever um livro ambientado em outro século, porque tudo é bem diferente, roupas, costumes, modo de se comunicar. Sucesso pra parceria de vocês e pra Samanta! =)

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei a entrevista. A Samanta é uma fofa, já tive a oportunidade de conhecê-la na Bienal de SP ano passado e amei. Esse livro dela é maravilhoso.
    E gostei de saber que ela procurou pesquisar elementos do século que passava o livro para não cometer nenhuma gafe. É admirável.

    ResponderExcluir
  17. Nossa desdo 7 anos ela escreve? A escritora está de parabéns então! Ainda não li nenhum livro dela, mas tenho muita vontade, O Pássaro parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana a entrevista! ;)
    Não curto romance de época, mas desejo bastante sucesso à autora!

    ResponderExcluir
  19. Adorei conhecer um pouco mais da Samanta Holtz, seus gostos literários e seu processo de criação.
    Deve ser muito difícil mesmo escrever um livro que se passa em uma época com costumes tão diferentes. Adorei a entrevistas.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)