quinta-feira, 25 de abril de 2013

ENTREVISTA COM O AUTOR RENAN CARVALHO

 
 
Olá pessoas, tudo bem?
 
 
Hoje trago a vocês uma entrevista que o Renan Carvalho - autor de O Encantador de Flechas, primeiro livro da série Supernova - gentilmente concedeu ao blog.
 
 
Divirtam-se.
 
 



 
 
 
01. Vamos falar da série Supernova. Como ela surgiu? Algum objetivo em especial?
A ideia do livro surgiu há alguns anos, na minha adolescência. Foi uma mistura de jogos RPG, livros e desenhos antigos que eu gostava muito. Minha intenção era contar uma história que se passasse nesse mundo, foi então que Supernova surgiu.
 
02. Encontrou dificuldade em algum momento da produção? 
Com alguns bloqueios de criatividade. Mas a gente sempre dá um jeito, né? Supernova teve alguns momentos mais difíceis de produzir, que foram escritos e reescritos diversas vezes. Enquanto não acho que está ótimo, eu não paro. (risos)
 
03. Quantos livros você já publicou?
"O Encantador de Flechas" foi o meu primeiro. Tenho outros textos não publicados. Quem sabe um dia. :)
 
04. Qual é o gênero literário do seu livro? E porque esse?
O gênero principal é a Fantasia. Não teria como contar essa história sem criar um mundo diferente do qual vivemos. Mas o livro também tem um tom de distopia. Conta com muita aventura, ação e suspense. Além de conter um romance muito bacana.
 
05. Desde quando você escreve?
Desde que aprendi a escrever... (risos) E isso não é uma piada. Quando eu era criança, pequeno mesmo, uns 7 anos, eu desenhava meus brinquedos; recortava e brincava sozinho. Eram personagens, tinham nomes e histórias. Não escrevia textos, mas já criava mundos e personalidades.
 
06. Quais foram os motivos que te levaram a publicar um livro mesmo em um país onde, infelizmente, a leitura quase nunca é prioridade?
Tenho a esperança de mudar isso... O mais legal de tudo é que meu livro já foi lido por pessoas que nunca haviam terminado um livro na vida e posso dizer que tive a felicidade de lhes apresentar o mundo fantástico da literatura.
 
07. No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração para continuar?
Isso é muito comum comigo. Durante “O Encantador de Flechas” tive uns 3 grandes bloqueios. Aí não tem jeito, dou um tempo, paro de escrever por alguns dias. Começo a ler um novo livro, procuro mais seriados para assistir. Ocupo minha cabeça com outras coisas para não ficar preso na história. Isso ajuda a oxigenar, a trazer novas ideias.
 
08. Já começou a escrever a continuação da série? Tem previsão de lançamento?
Eu diria que estou terminando o segundo livro. Quase pronto mesmo. Agora, a previsão de lançamento depende de vários fatores, né? Inclusive das vendas do primeiro. Portanto, se vocês gostam do livro, por favor, me ajudem a divulga-lo. (risos) Assim o segundo vem mais rápido. :)
 
09. Quais são os seus escritores favoritos? E o gênero literário favorito?
Curto muita coisa, leio de tudo um pouco: clássicos, suspense, terror, policial e fantasia. Mas tenho certa inclinação para escritores mais dinâmicos, com narrativas ágeis. Suzanne Collins me chamou bastante atenção com a trilogia Hunger Games. Virei fã dela depois de ler. Guimarães Rosa está entre os clássicos que mais gosto. Dos brasileiros contemporâneos que conheço, gosto dos livros do Spohr. E dentre os escritores que estão começando, como eu, destaque para Roberta Spindler.
 
10. Qual livro você está lendo no momento?
Eu terminei, na semana passada, “A Culpa é das Estrelas”. Um livro muito bonito, porém triste. Me fez pensar bastante em várias coisas. Ainda não comecei nenhum outro. Aceitos sugestões. (risos)
 
11. E para quem estiver interessado (a) em comprar seu livro, como comprar?
Ele já está em quase todas as grandes redes de livrarias, inclusive algumas outras menores, mais regionais. Fico bastante feliz quando as pessoas falam que viram o meu livro em lugares distantes de São Paulo. Já me mandaram foto de Salvador, Belém, Brasília e Rio. O mais legal é que o livro às vezes está em destaque na loja. Isso é muito legal!
 
12. Eu quero agradecer a você por aceitar fazer a parceria com o blog. Muito obrigada.
Eu que agradeço pela oportunidade de mostrar o meu trabalho e pelo seu interesse em divulgá-lo com os seus leitores. Nós, novos escritores, precisamos dessa força.
 
 
E aí, o que acharam???
 
;)

5 comentários:

  1. Nossa, que interessante! Ele é super simpático apesar de parecer tímido! Curti bastante a entrevista!
    Amei a resposta dele na pergunta 6, é isso mesmo, a esperança nunca morre! *--*

    ResponderExcluir
  2. Achei o Renan de uma simpatia e sinceridade maravilhosas.

    É bom saber como é o processo criativo de um autor. Nós, leitores ávidos por novidades, ficamos imaginando qual foi o ponto de partida para uma criação literária... e certamente essa sementinha já nasceu com o Renan, quando criava suas personagens e brincava com elas, contando histórias quando criança.

    Desejo muito sucesso ao autor e que seus livros conquistem muitos leitores!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista. Deve mesmo ser incrível mudar a opinião de uma pessoa sobre livros com algo que você escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal, quando eu era pequena também criava minhas próprias histórias, desejo sucesso ao livro e ao autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia: publicar um livro com base nas histórias inventadas quando criança. Somos muito criativos quando criança, portanto o livro deve ser bom.

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)