quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MOACYR SCLIAR

Hoje faz 2 anos que o escritor gaúcho Moacyr Scliar faleceu e em homenagem a ele quero falar um pouco sobre a sua vida e obra.

 

VIDA E MORTE


Moacyr Jaime Scliar, filho de José e Sara Scliar, nasceu em Porto Alegre no dia 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011 aos 73 anos.

O escritor foi formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez pós graduação em Israel, se especializou em saúde pública. Mais tarde cursou um doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública  e também trabalhou como professor universitário da Universidade Federal de Ciências de Porto Alegre (UFSCPA).

Casou-se com Judith Vivien Oliven com quem teve um filho chamado Roberto.

Moacyr Scliar era torcedor do Cruzeiro, de Porto Alegre e devido a sua morte, os jogadores do Cruzeiro fizeram lhe uma homenagem entrando de luto na partida contra Grêmio, no dia 27 de fevereiro, que contou com um minuto de silêncio em homenagem a Scliar.


Ele morreu de falêncio múltipla de órgãos decorrente de um acidente vascular sofrido em janeiro que o deixou internado até o dia de sua morte.


OBRA


S
cliar publicou mais de 70 livros
entre romances, contos, ensaios, crônicas e ficções infanto-juvenis. Recebeu diversos prêmios onde destacam-se o Jabuti (1988, 1993 e 2000), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Américas (1989). Participou como membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e foi colunista da Folha de S.Paulo.

Dentre suas obras as que mais se distacam estão O ciclo das águas, A estranha nação de Rafael Mendes, O exército de um homem só e O centauro no jardim.

Obra completa pode ser encontrada no site do escritor: http://www.scliar.org/moacyr/
 
Algumas de suas obras tiveram adaptações para o cinema, o romance Um sonho no carço do acabate virou um filme em 1998 com o nome de Caminho dos sonhos; e em 2002 o romance Sonhos tropicais também virou filme.
 
 

A POLÊMICA

 
Em 2002 Moacyr se envolveu em uma polêmica, onde o romance A vida de Pi (As aventuras de Pi) do escritor canadense Yann Martel foi acusado de ser um plágio de sua novela Max e os Felinos.

Scliar nunca quis processar o canadense.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
Nesse vídeo Moacyr fala obre a polêmica.
 
Sites de Moacyr Scliar:




7 comentários:

  1. Eu li alguns livros dele quando era criança e adorava, foi uma pena a morte dessa mente brilhante.

    ResponderExcluir
  2. Que eu me recorde, nunca cheguei a ler nenhum livro dele, mas já li alguns textos e realmente foi uma pena a morte de uma mente tão brilhante.

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns livros do autor quando criança. Realmente foi uma grande perda! :/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, nunca li um livro do autor ): Mas já li algumas frases dele na internet, sem duvida uma grande perda.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu nem sabia que o autor tinha falecido... eu adorava os livrinhos dele... =(

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)